terça-feira, 20 de abril de 2010

"Causos\'


Sempre tive vontade de escrever sobre as histórias que ouvia na minha infância,de falar daquelas pessoas ,meus antepassados que tinham um modo de viver simples,bucólico,em paz ,professando a natureza e a fé.
E quando no meu grupo de teatro foi sugerido que levássemos uma história que nos foi contada,pensei nessa história que fala da simplicidade de um homem, de uma vida.E da saudade que me liga à infância,as minhas raízes.

No povoado em que nasci,como toda casa da "roça"era de costume,depois do jantar reunir toda família e vizinhos que as vezes estava presente para contarem "causos".alí enquanto esperavam o sono chegar todos atentos,geralmente os mais velhos começava as histórias.
Na maioria das vezes histórias de assombração,como de uma "luz" que segundo as pessoas aparecia iluminando tudo a sua volta,e que dava medo a todos.Para os mais corajosos diziam aproximar e conseguir ver que se tratava de uma mão,só o pulso como uma espécie de lâmpada muito clara.
Mas o protagonista dessa história foi tio Rosa,que fazia questão de contar toda vez que estava presente.
Tio Rosa era muito querido por todos,com seu riso fácil,boa prosa e seu cigarrinho de palha de tão simples,até simplório, era alvo de muitas brincadeiras no dia primeiro de abril.
Foi numa dessas rodas de prosa que ele contava num dia vindo da cidade sozinho, deu de encontro com a tal luz.Disse que não teve medo algum e então pegou um pau no chão e deu-lhe várias "cacetadas".
Tio Rosa disse ter saído faísca pra todo lado,e depois de ter batido na"luz"ela o seguiu até chegar em casa e que nesse momento ele sentiu um pouco de medo.
Mas tio Rosa alegre e feliz como era contava essa história em meio a muitas rizadas divertindo a todos.

Um comentário:

  1. Que delícia de história!!! Figuraça o tio Rosa...rsrs.
    Adorei!!!! Bjsssssss.

    ResponderExcluir